Copy
Maio/2013

Encontro de Parceiros da Tearfund é realizado no sertão pernambucano

Informações e foto: Higor GonçalvesAssessor de Comunicação da Diaconia -  Entre os dias 20 a 24 de maio aconteceu a edição anual do Encontro de Parceiros da Tearfund Brasil. O evento foi realizado no município pernambucano de Afogados da Ingaziera e abordou temas como pobreza e transformação, mobilização de Igrejas, ciclo de projetos, gênero, educação, fé, advocacy (engajamento), política, ação e inclusão social. “O encontro teve o objetivo de proporcionar compartilhamento, troca de experiências e fortalecimento mútuo entre os vários parceiros que apoiamos no Brasil”, destacou Serguem Jessui Machado da Silva, representante nacional da Tearfund. 

Palestras, oficinas, painéis, visitas às famílias rurais apoiadas pela ONG Diaconia (parceira da Tearfund), relato de experiências, testemunhos e casos de vida compuseram a programação. Participaram do Encontro representantes da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), Rede Fale, Ação Evangélica (ACEV), Editora Ultimato, Aliança Evangélica, Missão Amai, Rede Mãos Dadas, Claves, Instituto Solidare, A Rocha, Diaconia e vários outros parceiros da Tearfund no Brasil. 

Continue lendo o relato completo do Encontro no site da Diaconia!


Notícias do grupo de Defesa de Direito e Mídia para os parceiros da Tearfund

Todo trimestre somos agraciados com notícias do Grupo de Defesa de Direitos e Mídia da Tearfund. Tais relatos oferecem um panorama de ações concluídas e em fase de execução por essa primorosa equipe. Reproduzimos abaixo um pequeno trecho do último relato escrito por Paul Cook, Diretor de Defesa e Promoção de Direitos e Mídia da Tearfund. Para ficar por dentro do que está sendo feito nesse trimestre não deixe de ler o material na íntegra nossa Rede de Parceiros e Amigos!

"Janeiro iniciou com a campanha conjunta contra a fome conhecida como “Enough food for everyone IF” (Alimento suficiente para todos SE).  A equipe WASH (Água, Saneamento e Higiene – sigla em inglês) concluiu um projeto de pesquisa financiado pelo DFID, que explora como os programas de água, saneamento e higiene podem contribuir para a construção da paz e do Estado em âmbito local em Estados frágeis e afetados pelo conflito. Damos graças pelo anúncio de que o governo britânico irá cumprir sua promessa de destinar 0,7% do PIB à assistência internacional, o que significa que muitas das pessoas mais pobres do mundo receberão a ajuda de que precisam para saírem da pobreza e porem-se à caminho da autossuficiência. Como sempre, agradecemos pelos relatos de casos bem sucedidos que vocês nos mandam, pois eles são um testemunho do trabalho de Deus e proporcionam um grande incentivo". 

Como cuidar do Meio Ambiente?

Fonte: A Rocha Brasil - Muito se ouve sobre meio ambiente, sustentabilidade e etc. Mas como se envolver na prática, fazer a diferença, ser parte dessa grande movimentação mundial em defesa da criação de Deus? Como cristãos e cristãs somos os primeiros chamados para agir, orar e participar da redenção de espaços e comunidades (Romanos 8:18-27), levando vida e esperança onde se encontram poluição, pobreza, fome e destruição. Olhando ao seu redor, que espaço ou grupo de pessoas precisa de ajuda? Que necessidade há no seu bairro ou cidade que você e sua igreja podem se envolver e ajudar?

A equipe d'Rocha Brasil preparou algumas sugestões de práticas, envolvimento e eventos que acontecerão próximos a você por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho. Para acessá-las, clique aqui.

Conflitos em Darfur completam 10 anos 

Segundo dados divulgados em dezembro de 2012 pelo Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) aproximadamente 3,5 milhões de pessoas em Darfur recebem ajuda alimentar, incluindo cerca de 1,4 milhões de deslocados registrados nos campos. 

O programa da Tearfund em Darfur visa proporcionar ferramentas sustentáveis e de longo prazo para que as pessoas recuperem o controle de suas vidas. Isto inclui a geração de recursos próprios de subsistência, nutrição, segurança alimentar, água e saneamento, promoção da higiene, apoio a grupos vulneráveis e resposta às necessidades imediatas. Somente em 2012, cerca de 300 mil pessoas em Darfur foram beneficiadas pelo trabalho da Tearfund.

Veja mais sobre a atuação da Tearfund em Darfur clicando aqui (em inglês).

Governo Federal lança segundo Plano de Ação Brasileiro para Governo Aberto

O 2º Plano de Ação Brasileiro para Governo Aberto foi aprovado pelo Poder Executivo Federal no dia 7 de maio. O documento contém  45 compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito da Parceria para Governo Aberto (OGP, na sigla em inglês) para o próximo período. As propostas estão relacionadas a cinco desafios: aumento da integridade pública, gestão mais efetiva dos recursos públicos, melhoria dos serviços públicos, criação de comunidades mais seguras e aumento da responsabilidade corporativa. O plano foi construído pelo governo brasileiro com a participação da sociedade civil. Mais de 500 pessoas e cerca de 80 organizações da sociedade civil participaram dos dois ciclos de debates realizados.
 
Acesse a íntegra do 2º Plano de Ação Brasileiro na OGP e fique por dentro das propostas acatadas!


fonte: Notícia originalmente publicada no site Jogos Limpos.

Brasil e outros 59 países assinam tratado da ONU sobre comércio de armas

Em seu primeiro dia aberto para assinaturas, na segunda-feira (03/06), 60 países – incluindo o Brasil – já aderiram ao primeiro tratado internacional que regulamenta o comércio de armas, conhecido pela sigla em inglês ATT.O documento precisava de 50 estados-membros da ONU para entrar em vigor.

O acordo é resultado de décadas de esforços para pôr fim às transferências ilegais de armas em nível global. O Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento  afirmou que o tratado vai promover a paz e a segurança, colocando um fim à circulação de armas desestabilizadoras, principalmente nas regiões em conflito.

Leia a íntegra da notícia no site da ONU.

Participação Infantil

Dentre as publicações que podem ser encontradas na página da TILZ (Tearfund International Learning Zone) encontra-se o Ciclo Roots, uma série de recursos que podem ser utilizados por Organizações com Oportunidades de Transformação e Socialização. As publicações Roots fornecem informações detalhadas sobre tópicos relevantes e foram produzidas para serem estudadas e usadas, de forma conjunta, pelos funcionários das organizações cristãs de desenvolvimento.  

Entre esses preciosos manuais encontra-se o kit de Participação Infantil. Para baixar o material na íntegra, basta clicar aqui.
 

Vídeo sobre remoções forçadas na Copa é divulgado em Genebra

fonte: Agência Brasil - Representantes dos Comitês Populares da Copa apresentaram no dia 28 de maio, em Genebra, Suíça, documentário denunciando remoções forçadas de moradores para obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014. O vídeo e a campanha “Copa para quem?” foram lançados simultaneamente à 23ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), que se encerra no dia 14 de junho. Com o nome "Quem Ganha Esse Jogo?" , o vídeo foi produzido pela ONG norte-americana Witness, que apoia grupos de defesa de direitos humanos em todo o mundo por meio da documentação dos abusos denunciados.

Clique aqui para assistir ao vídeo.
Para ler a íntegra da notícia divulgada pela Agência Brasil, clique aqui.


EXPOSED 2013 – Chamado Global Contra A Corrupção

Um movimento contra a corrupção pessoal e institucional, levado a cabo por entidades cristãs de todo o mundo pretende ser a voz do clamor da população global contra líderes e governantes que não governam em favor do bem comum.Trata-se do Exposed 2013, com o slogan “Corrupção Mata! Exponha-a! Denuncie! Ponha um foco de luz na Corrupção.”. O movimento cristão tem como um dos alvos principais reunir 1 milhão de assinaturas de cidadãos espalhados por todo o mundo, que não se conformam com a continuidade de ações corruptas, seja no meio governamental e institucional, seja através das diversas outras formas de corrupção existentes na sociedade, incluindo o próprio meio eclesiástico cristão.

Leia a íntegra na notícia no site da Annajure.