Copy
X de julho de 2012

Indivíduos Inspirados, sociedade transformada

A iniciativa Inspire Individuals procura identificar e apoiar empreendedores sociais cristãos cuja visão, paixão e habilidades têm o potencial de trazer uma significativa mudança social, por meio de caminhos criativos.

O apoio da Tearfund pretende ajudar estes indivíduos a alcançarem a sustentabilidade pessoal e de seu projeto, ampliando assim o seu impacto. Por um período de três anos, Inspire Individuals oferece uma pequena ajuda financeira, suporte pastoral, de oração, treinamento e mentoria, apoio em comunidade e o trabalho em rede – auxiliando contatos com pessoas outras encorajadoras.

Marco Davi e Cláudio Oliver são os “inspirados brasileiros”.

Marco Davi é antropólogo, teólogo e pastor. Sua consciência da discriminação racial no Brasil, tanto cultural quanto estrutural, foi adquirida em parte, através de sua própria experiência pessoal, como pastor negro em igrejas dirigidas principalmente por brancos.

Marco traz reflexões sobre a desigualdade racial por meio de palestras e workshops em igrejas, escolas, sindicatos, etc. Ele mantém um blog, publicou livros sobre o assunto, bem como artigos e documentos on-line em revistas teológicas.

A igreja evangélica é a sua principal plataforma de atuação – que muitas vezes refletem os mesmos mecanismos discriminatórios de poder e, portanto, ajustam a manter o racismo estrutural que ocorre no Brasil. Marcos Davi também participa do desenvolvimento da Aliança de Negros e Negras Evangélicos do Brasil (ANNEB).

Na Rede de Parceiros da Tearfund há uma breve entrevista sobre a atuação do Pastor Marcos Davi e da ANNEB.

Claudio Oliver é um ambientalista, agricultor urbano, pastor, educador e pesquisador e está seriamente preocupado com os padrões de consumo desenfreado, destruição ambiental e desperdício urbano.

Assim, Cláudio e outras pessoas cuidam de uma fazenda urbana e promove os benefícios de uma vida mais saudável e dos alimentos cultivados em casa.

Você pode conhecer mais do trabalho do Cláudio por meio do site da Casa da Videira - uma organização não-governamental, que visa promover os valores de vida sustentável ​​e promover respostas para os desafios ecológicos da vida urbana por meio de cursos, oficinas, campanhas locais.

As experiências do professor Claudio Oliver também podem ser vistas neste vídeo.
 

Espaço de Aprendizagem: estudos bíblicos temáticos

Você sabia que na plataforma online de aprendizagem da Tearfund (http://tilz.tearfund.org/Portugues) há uma série de estudos bíblicos temáticos? "Guie nossos passos" traz 101 estudos bíblicos, com temas variados como: O papel da Igreja,  meio ambiente, defesa de direitos, desastres, água e saneamento. Neste sobre O papel da Igreja há reflexões no capítulo 2 da primeira carta de Pedro. Veja algumas perguntas: Como Pedro descreve a pedra angular e o templo nesta passagem? Quem é o construtor? Deus, o Pai, Jesus, o Espírito Santo ou as pessoas?  O estudo prossegue com passagens de Mateus 4 e 5 e Apocalipse 3.  Sob o ponto de vista bíblico precisamos sempre refletir sobre o nosso papel!


De onde virá o Socorro?
Novo projeto atende comunidades indígenas atingidas pelas enchentes

(por Tábata Mori, publicado originalmente no site de Asas de Socorro)

Se você procurar no mapa onde está Santa Rosa do Purus, vai ficar assustado. Lá é longe, longe. Fica na divisa entre o Acre e o Peru, cercada por rios e distante de quase tudo.

É para lá que o nosso hidroavião da Base Porto Velho vai voar de junho a julho. Com auxílio financeiro da Tearfund e em parceria com a JOCUM Porto Velho, Asas de Socorro vai a Santa Rosa do Purus socorrer quem perdeu  a comida e, até mesmo, as roupas com as últimas enchentes que atingiram a região.

A maioria da população ali é indígena e tem sofrido muito com a perda de suas lavouras. Além da comida, muitos sofrem com as “doenças da água”. Segundo o prefeito José Brasil, “crianças, adultos, e jovens estão passando fome e 17 crianças já morreram por desidratação. Ficaram doentes e, sem comida e socorro, não resistiram, falecendo mesmo depois de chegarem ao hospital mais próximo".

"Além de comida, remédios e oficinas para as crianças, vamos levar também filtros bioativos para as comunidades, pois lá quase não há água potável e as pessoas ficam doentes, com hepatite, diarréia e verminoses”, relata Janecir Carvalho, de Asas de Socorro Porto Velho.

Segundo o prefeito, os recursos do governo não são suficientes para atender as comunidades mais distantes e uma ajuda externa é o que as pessoas precisam no momento.

Apelo Emergencial: Fome na África Ocidental
 

A Tearfund está levantando doações para uma intervenção emergencial na África Ocidental: 18 milhões de pessoas estão sendo atingidas por uma grave crise alimentar.

Muitas crianças já estão sofrendo de desnutrição, e espera-se que a crise piore significativamente. Se não forem tomadas medidas emergenciais, mais de um milhão de crianças terão de enfrentar a fome.

Para fazer contribuições é só acessar este link e preencher o formulário (cartão de crédito internacional). Contribua e ajude a divulgar.


Ressecadas, Afogadas


"Vozes de comunidades pobres sobre a mudança no Clima"  é um relatório publicado neste ano, 7 anos após o primeiro esforço da Tearfund para colher relatos dos parceiros no mundo todo.

"Em 2005, perguntamos às nossas organizações parceiras que trabalham com comunidades pobres ao redor do mundo sobre a sua experiência em termos de mudança climática, se o clima estava mudando e, se este fosse o caso, como ele estava afetando a vida das pessoas. O relatório mostrou que as comunidades mais pobres do mundo já estavam sofrendo os efeitos da mudança climática e afirmou ser necessária uma ação internacional séria nesta área para ajudá-las.  Assim, perguntamos novamente como estão indo as coisas e o que mudou. As notícias não são boas. Comunidades na África, na Ásia e na América Latina estão sofrendo uma mudança climática pior e mais dramática do que em 2005".

O relatório é breve, de fácil leitura e traz muitas informações relevantes - e propostas de ação. Faça o download dele aqui.


Greves nas Universidades Públicas

A Rede Fale tem mobilizado cristãos a refletirem e orarem sobre as greves nas universidades públicas. “A greve começou no corpo docente em 17 de maio com 33 IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) com as justas reivindicações por plano de carreira, valorização do magistério, melhores condições de trabalho e hoje já arrasta 56 IFES, além de federais de educação básica, formando juntas o índice de 92% das Instituições Federais de Ensino na greve” (introdução do texto “O grito pela educação que ecoa do norte ao sul do país”). O governo já enviou uma proposta de um novo plano de carreira, mas a resposta final do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) ao governo só virá no dia 23 de julho, quando o Comando Nacional de Greve tiver o resultado das assembléias nas universidades, em todo país. A perspectiva é de impasse, já que o sindicato recomendou que a categoria rejeite a proposta.

Segue abaixo pedidos de oração:

“Oremos pela situação da educação no Brasil! Hoje você pode colocar em oração a falta de estrutura de nossas escolas e universidades. Ore pelos professores e técnicos-administrativos que recebem baixos salários e para que o governo se sensibilize e nosso país invista na qualidade do ensino”.