Copy
 Outubro/Novembro 2011

Tearfund, organização brasileira!

Nos últimos meses iniciou-se o processo de registro da Tearfund Brasil.
Para nosso país as áreas prioritárias de trabalho são crianças em vulnerabilidade social, mudanças climáticas, defesa de direitos, desenvolvimento e fortalecimento organizacional de nossos parceiros e capacitação e desenvolvimento da Igreja para o trabalho comunitário, fortalecendo o compartilhamento de saberes por meio das redes. A missão integral é a essência de nosso trabalho e a prioridade geográfica é Norte e Nordeste.


Seja bem-vinda, Asas  de Socorro!

Asas de Socorro é a mais nova parceira da Tearfund no Brasil. Esperamos que esta parceria seja frutífera para o Reino de Deus.  Conheça um pouco mais de seu ministério:

“Asas de Socorro, fundada em 1955, é uma ONG humanitária cristã, a primeira e única que opera uma estrutura de aviação com objetivos assistenciais e filantrópicos.
Asas de Socorro concentra sua atuação em locais de difícil acesso e oferece suporte logístico de transporte, especialmente aéreo, a organizações e igrejas que realizam trabalhos missionários e assistenciais. Em cooperação com outras organizações e igrejas, realiza projetos de desenvolvimento nas áreas de Saúde e saneamento; Educação; Defesa de Direitos; Mobilização da Igreja e Cuidado Espiritual”.


Domingo Miquéias: Jejum, oração e reconstrução

O domingo Miquéias, que ocorre no dia 16 de outubro, é uma oportunidade para Igrejas orarem e tomarem atitudes práticas em defesa de direitos. O tema é “Jejum, Oração e Reconstrução”, baseado em Isaías 58. Este pode ser um bom caminho para introduzir a teologia da defesa de direitos na Igreja, de uma forma amistosa! Há ideias para os cultos e notas para pregação. O material pode ser encontrado neste website (em espanhol).  

Esta ação faz parte do “Desafio Miquéias” (Micah Challenge), uma aliança global cristã que responsabiliza governos para o cumprimento de suas promessas para a erradicação da pobreza extrema até 2015. Promovendo os oito objetivos de desenvolvimento do milênio, o objetivo é empoderar cristãos para clamarem por justiça e transformarem compaixão em ação.

O domingo Miquéias antecede também o dia Internacional de Luta contra a Pobreza (17).

Campanha Nacional de Desarmamento: Acompanhe notícias na Rede de Parceiros e Amigos da Tearfund Brasil

O Ministério da Justiça elaborou em 2011 novas ações para a Campanha Nacional do Desarmamento. Em setembro um novo website foi lançado, bem como uma nova estratégia de mobilização da sociedade, por meio de depoimentos reais em vídeo.

“O objetivo é ampliar o diálogo com a sociedade para sensibilizar do perigo de ter armas e assim mobilizar cidadãos a entregarem as suas”. O material pode ser encontrado neste endereço: www.entreguesuaarma.gov.br.

De acordo com o site, as campanhas do desarmamento já realizadas no Brasil recolheram 550 mil armas de fogo. "Estudos mostram que a redução das armas em circulação tem efeito direto na diminuição da violência e dos índices de homicídios", informa.
Acompanhe boletins sobre a Campanha em nossa Rede de Parceiros e Amigos da Tearfund Brasil.


Notícias do Leste da África (Chifre da África):

Níveis perigosos de subnutrição aumentaram na Somália e muitas outras pessoas tendem a se tornar atingidos pela fome, segundo avaliações.
Cinco áreas do centro e do sul da Somália foram declaradas zonas de fome durante o mês de julho, e o Sistema de Alerta da Fome indica que mais áreas podem ser acrescentadas a essa lista ao longo das próximas quatro a seis semanas. A seca durante os meses de abril e junho, que normalmente é de estação de chuvas, afetou a produção de culturas. O índice é o menor em 17 anos. Este fator combinado com os "exorbitantes" preços dos cereais faz com que o alimento esteja fora do alcance da maioria dos somalis.

O acesso à Somália é difícil por causa de seu conflito armado, mas o parceiro de Tearfund “World Concern” está ajudando os refugiados provenientes da Somália a atravessarem até o norte do Quênia, fornecendo água, saneamento e itens domésticos. World Concern também está fornecendo ajuda de emergência para 12.000 pessoas nos arredores da Somália. Os refugiados somalis também têm atravessando a Etiópia, com mais de 76 mil chegando à área Ado Dollo, desde janeiro. A Etiópia tem, pelo menos, 4,6 milhões de pessoas que precisam de ajuda alimentar, com altos níveis de desnutrição aguda.

Parceiros da Tearfund estão trabalhando para fortalecer as comunidades "para que suportem o agravamento da crise”, por exemplo, remunerando em dinheiro por trabalhos específicos e assim, colaborando para o aumento da renda.
Visite a página da Tearfund Internacional para mais informações sobre a situação do Leste da África e veja as ações de nossos parceiros. Engaje-se também em oração!



Recursos: Reflorestamento Comunitário

A  edição de setembro de Passo a passo (publicação de Tearfund, destinada ao compartilhamento de conhecimento e propostas para o envolvimento comunitário) traz ensinamentos sobre reflorestamento comunitário: o conteúdo aborda dicas para o plantio de árvores, construção de colméias, proposta de estudo bíblico, plantas medicinais, dentre outros.

Você sabia que “bolas de semente” é um método simples para restaurar a vida numa área que sofreu erosão? Descubra mais ao ler a versão digital de Passo a passo

Redes e organizações evangélicas lançam campanha contra a exploração sexual de crianças no turismo da Copa 2014

“Bola na Rede: um gol pelos direitos de crianças e adolescentes”. Este é o nome da campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, lançada oficialmente pela RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social) no dia 16 de setembro durante o VI Encontro. Quase 300 pessoas estavam presentes e, após a exibição do logotipo e do vídeo de apresentação, assumiram com entusiasmo o compromisso de participar da iniciativa.

O objetivo é formar um movimento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo por ocasião da Copa do Mundo de Futebol que vai acontecer no Brasil. Junto com a alegria do esporte, o evento pode trazer mais violência contra crianças e adolescentes. A exploração sexual na área do turismo é um grande atrativo para turistas brasileiros e estrangeiros. Segundo o Governo Federal, estima-se a vinda de 500 mil turistas na época da Copa, o que corresponde a 10% do total que o país recebe em um ano. Em um levantamento da Secretaria e Direitos Humanos da Presidência da República, de janeiro a setembro de 2010 foram registradas 698 denúncias de exploração sexual infantil nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e em João Pessoa (esta cidade foi incluída na pesquisa porque é considerada cidade-dormitório, devido à proximidade com Recife e Natal).
(de Comunicação Renas)


Próximos Eventos

16/10
Domingo Miquéias

17/11
Dia Internacional da Luta contra a pobreza

06/11
Esperança para a criação


“Bola na Rede” está estruturada em torno de 12 comitês de trabalho e mobilização, um em cada cidade-sede da Copa do Mundo. Sua estratégia é o trabalho em rede - mais dinâmico e agregador. A proposta é que o movimento se concentre nestas cidades, mas se espalhe para o resto do país.
Email Marketing Powered by Mailchimp