Copy
 Fevereiro de 2013

Novo Passo a Passo: Animais de produção 

Todos nós dependemos dos animais de produção para obter diferentes produtos e serviços. Onde quer que vivamos, em cidades ou áreas rurais, os animais proporcionam muitas coisas: desde o alimento que comemos até as roupas que vestimos. Para muitas pessoas, os animais de produção também são seus meios de vida, fornecendo-lhes carne, leite, lã e couro, bem como adubo para fertilizar a terra. Deus criou os animais para nos abençoar e até deu a Adão o privilégio de escolher seus nomes no Jardim do Éden.

Porém, como você verá nesta edição, se não usarmos de sabedoria na forma como tratamos e manejamos os animais de produção, poderemos ter muitos problemas tanto em âmbito local quanto em âmbito global. Para esta edição, reunimos histórias, conselhos e informações de várias partes do mundo. Há uma entrevista com um agente comunitário de saúde animal no Quênia, um artigo sobre programas de empréstimo de animais e um artigo sobre como lidar com animais de produção em emergências. Clique aqui para acessar à mais nova edição de Passo a Passo.

Respostas da Tearfund e seus parceiros ao conflito na Síria 

Estima-se que 3.000 pessoas por dia estão fugindo do conflito na Síria para países vizinhos como a Jordânia, Líbano, Turquia e Iraque. A maioria dos que conseguem escapar são mulheres e crianças que deixam suas casas com poucas posses e extremamente mal-equipados para lidar com as condições do inverno rigoroso. A Tearfund está trabalhando com alguns parceiros na região para atender às necessidades básicas, como alimentos, utensílios de cozinha, fogões, cobertores, colchões, materiais de higiene e suprimentos médicos. Para ajudar as famílias que vivem em abrigos improvisados​​, plástico e outros materiais estão sendo fornecidos.  A Tearfund também planeja  ajudar os parceiros a oferecer apoio psicológico para os que foram marcados por sua provação durante os 23 meses dessa longa guerra civil que já ceifou mais de 60 mil vidas, a maioria civis.

Segundo a ONU, 728 mil sírios fugiram do país, um número que deverá subir para um milhão dentro de apenas alguns meses. David Bainbridge, diretor internacional da Tearfund, declarou: "Como o conflito se intensificou, o número de pessoas que abandonam a Síria tem aumentado rapidamente nos últimos meses". Através de nossos parceiros, estamos trabalhando em áreas onde os refugiados estão recebendo pouca ou nenhuma ajuda externa. "Essas pessoas, na maioria mulheres e crianças, são extremamente vulneráveis ​​e precisam de nosso apoio e orações", ressaltou Bainbridge.


Notícias do grupo de Defesa de Direito e Mídia para os parceiros da Tearfund

Em abril de 2012, líderes do governo se reuniram em Washington e renovaram seus compromissos em ajudar os mais pobres a terem acesso à água e saneamento. Foi parte da plataforma global que nós defendemos chamada “Saneamento e Água para Todos” (SWA). Uma revisão do progresso feito pela SWA aconteceu em novembro e contou com a presença de representantes da Tearfund. Você pode encontrar os resultados do encontro aqui e ler mais sobre como as parcerias globais funcionam aqui.

Se você quiser saber se o seu governo esteve presente na reunião de Washington, você pode verificar aqui, junto com quaisquer compromissos que eles tenham feito. End Water Poverty produziu um guia útil para o acompanhamento de defesa e promoção de direitos e documentos informativos para diversos países.

Leia o boletim completo sobre as ações do grupo na Rede de Parceiros e Amigos da Tearfund Brasil


"Há comida no mundo para todos" - Campanha da Tearfund contra a fome

O governo do Reino Unido anunciou que irá sediar uma reunião de Cúpula da Fome alguns dias antes da reunião de Cúpula do G8 em junho de 2013.  A Tearfund está planejando uma campanha conjunta sobre a fome com muitas outras ONGs para pressionar o G8 acerca da ajuda para a agricultura e nutrição, financiamento para a adaptação à mudança climática, ações referentes aos biocombustíveis e apropriação de terras, impostos e transparência. A campanha acontecerá de janeiro a setembro de 2013. Para conhecer mais sobre a campanha contra a fome organizada pela Tearfund, basta clicar aqui

Parceria Governo Aberto e Seminário sobre Governança e Corrupção

Parceria Governo Aberto foi lançada em 2011 e atualmente conta com 58 países membros. Cada membro se compromete a agir de modo a “promover a transparência, lutar contra a corrupção, dar poder aos cidadãos e dominar o poder das novas tecnologias para tornar o governo mais efetivo e responsável”. Os países precisam atender a certos critérios para se tornarem membros e, depois, têm de desenvolver um Plano de Ação Nacional com a participação da sociedade civil para traçar as ações que eles irão tomar. No Brasil, o primeiro workshop sobre Governança e Corrupção aconteceu em São Paulo em novembro de 2012 e contou com um amplo grupo de parceiros da Tearfund. Os pontos chave enfocados nas discussões giraram em torno da importância de mobilizar a igreja brasileira contra a corrupção. Na ocasião, as organizações participantes chegaram a um consenso sobre a necessidade de discussões mais amplas sobre o assunto com outras organizações cristãs e líderes eclesiásticos. Essas discussões acontecerão durante a Consulta sobre Governança e Corrupção nos dias 26 e 27 de abril de 2013 em Brasília.

Leia mais sobre o assunto:

Por meio deste link é possível conhecer os repasses para os municípios por ação e os beneficiários.
Enquanto este site  viabiliza um canal de denúncias à Controladoria Geral da União relativas à defesa do patrimônio público, ao controle sobre a aplicação dos recursos públicos federais, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da administração pública federal.

Connection Brasil 2013

Conexão é do coração de Deus, quando nós estamos juntos, nós somos fortes no Reino de Deus. E é justamente isso que será enfocado pela Conferência Connection Brasil: trabalhar juntos, em parceria, para a Glória de Cristo. Entre os dias 22 a 24 de março pessoas de diferentes países e igrejas estarão juntas na Igreja Cristã Vila Mariana em São Paulo conectando-se para fortalecer a Igreja, fazer discípulos e estabelecer o Reino de Deus. Clique aqui para assistir ao vídeo da conferência. 

Maiores informações e inscrições no site www.connectionministry.com.

Consulta Sertaneja 

Entre os dias 30 de abril a 03 de maio, a Missão Juvep realizará a Consulta Realidade Sertaneja Ontem e Hoje. O evento que conta com o apoio da Tearfund acontecerá na cidade de Sousa, localizada no sertão da Paraíba, e  contará com a participação de várias organizações que há muitos anos trabalham com a evangelização do Sertão. Nas palavras dos organizadores: "Essa consulta visa atualizar nosso entendimento do sertão dos nossos dias a partir de uma leitura crítica de sua realidade, pois é percebido que a igreja evangélica brasileira, inclusive a nordestina, possui um conhecimento desatualizado e limitado do sertão nordestino".

Alguns dos preletores confirmados são: Beat Roggensinger (Pró-Sertão), Carlos Queiroz (Igreja de Cristo), Cesário Conserva (Missão Juvep), Cirino Refosco (Missões Nacionais / CBB), John Medcraft (ACEV), José Brito (Betel Brasileiro), Marcos André (Sal da Terra), Sérgio Ribeiro (Missão Juvep) e Serguem Silva (Tearfund). Ao todo serão mais de vinte. A programação constará de 15 palestras temáticas, mesas-redondas, devocionais e pregações. O público alvo são pastores e líderes, e todos aqueles que estão envolvidos com a evangelização do sertão.

O valor da inscrição é  R$ 110,00 e inclui hospedagem e alimentação. Para maiores informações basta clicar aqui ou acessar o site da Misão Juvep.