Copy
Mobilização Evangélica para a Rio+20

Testemunhos "Ecocidadãos"

Nesta edição compartilharemos alguns exemplos de igrejas e indivíduos que se empenham em ações e mobilizações!

Sempre surge a pergunta: Que atitudes podemos tomar? Como envolver minha igreja?

Esperamos que as sugestões e os testemunhos, ao longo desta jornada, sejam um auxílio para que você encontre meios!

São Paulo: Uma Comunidade que planta árvores e uma Igreja "Socioambiental"!
A Comunidade Evangélica do Bixiga se preocupa com a Educação Ambiental no bairro Bela Vista, em São Paulo (SP), por meio do Projeto Bela Vista Verde, que compreende diversas ações, como o plantio de árvores. Na Rua Rocha, onde está localizada a Comunidade, foram plantadas 47 árvores e em parceria com a Rede Social de Bela Vista houve o plantio em diversas ruas, celebrando a Chegada da Primavera! (continue lendo)

Em 2008, a igreja Batista da Liberdade (SP) criou o Ministério da Sustentabilidade Socioambiental, o Ecoliber. A proposta do ministério é que cada membro da igreja seja agente de conscientização e transformação - capaz de provocar uma mudança significativa na própria comunidade e até no mundo. (continue lendo)

Paraíba e Pernambuco: Para que a água e o alimento não falte!
Por meio do  Programa Sertão Sustentável, a ONG da Igreja Ação Evangélica (ACEV Social) perfura poços provendo água, apoia famílias de agricultores no desenvolvimento da agroecologia e oferece capacitação técnica aos agricultores, instruindo sobre técnicas agrícolas e sistemas de irrigação. (continue lendo)

Manaus: Mobilizando e sempre!
Depoimento de Marcos Custódio: "O Comitê Amazonense para a  Rio+20 é bem recente e suas articulações são iniciais. Uma meta estabelecida é que ele vá além do evento, pois Manaus e o Amazonas necessitam muito de uma articulação da sociedade civil. A mobilização para estes eventos ainda é muito nas esferas de estado (prefeitura e estado), que na maioria das vezes deixa a sociedade à margem de suas articulações. A mobilização da igreja será um desafio e uma oportunidade, pois deverão ser várias frentes de ação para que haja um despertamento (quiçá um avivamento) para a importância de uma ação cristã responsável diante das necessidades do mundo atual (...)", (continue lendo).

Vamos mobilizar! Sabe como?

Organize um núcleo de Igrejas Ecocidadãs em sua cidade! É uma ótima oportunidade para refletir e agir em prol da criação:
  • identifique os irmãos interessados no tema e marque uma reunião com eles;
  • peça orientação aos membros do coletivo das Igrejas Ecocidadãs (aqui há alguns materiais e este é o nosso email: igrejas.ecocidadas@gmail.com);
  • organize uma agenda de atividades práticas;
  • faça devocionais, estudos bíblicos, reuniões de oração temáticas, (a campanha de Oração e Ação "Fale por um País Sustentável" em breve estará disponível) e compartilhe testemunhos (como os que temos acima)!
Neste processo de mobilização, nós precisamos de seu testemunho e opinião!
  •  Envie o relato das ações de sua organização e igreja para igrejas.ecocidadas@gmail.com! Contar e ouvir experiências é uma maneira excelente para aprendermos juntos!
  •  Deixe a sua sugestão neste questionário sobre o que queremos, como coletivo Igrejas Ecocidadãs, realizar na Cúpula dos Povos. Proponha atividades, programações e como você e sua organização podem participar.

Partilhando:

Comunicado à imprensa: Este é o texto que enviamos para imprensa evangélica sobre a nossa mobilização! Você pode nos ajudar, divulgando também entre os seus contatos! Faça o download!

Relatório da segunda reunião presencial: No dia 31 de março ocorreu na Igreja Batista do Cambuí, em Campinas (SP), a segunda reunião presencial das Igrejas Ecocidadãs! Muitas organizações representadas participavam pela primeira vez deste processo! Alguns encaminhamentos foram decididos e tomados, como a criação deste "bóton virtual" e o comitê de liturgia na Cúpula dos Povos! Leia o relatório completo e se inteire das decisões e orientações!

Acompanhe em nosso site: Você encontrará recursos, indicação de outros portais, artigos e notícias sobre os processos da Rio+20! Sugerimos que você assista esta breve e esclarecedora entrevista com os principais organizadores da Rio+20 e da Cúpula dos Povos!

Comitês para a Rio+20!

Neste link você também pode encontrar informações sobre os Comitês Estaduais para a Rio+20. Acima citamos o exemplo do Marcos Custódio que participa com sua organização em Manaus! Parceiros do Maranhão, como a ABAMA, têm integrado comitês locais e mobilizado pessoas em praça pública, na câmara municipal e escolas.

Coloque na agenda:

Encontros das Igrejas Ecocidadãs!
26/04 - São Paulo (SP), às 19h30 - Comunidade Evangélica do Bixiga
05/05 - Rio Claro (SP), às 15h00 - Igreja Batista Central

Em breve:
Belo Horizonte, Campinas, Manaus,  Natal, Rio de Janeiro, e Vitória. Em Belo Horizonte já houve uma reunião em março e você pode ver um vídeo deste encontro!