Copy
 Julho/2013

Do sertão para o sertão

Do sonho à realidade, das inquietações às ações, o 1º Congresso de Missão Integral do Sertão Nordestino foi fruto de um antigo sonho da ACEV. Construído por uma equipe de nove organizações parceiras, o evento reuniu 150 congressistas dos estados do Alagoas, Piauí, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul unidos por um sertão sustentável como evidência do Reino de Deus no nordeste. 

Continue lendo o relato do evento no site da ACEV Brasil.

Para ver as fotos do Congresso na nossa Rede de Parceiros e Amigos, clique aqui.
 

Exposed: pondo um foco de luz na corrupção

Igrejas estão se unindo para uma ação global contra a corrupção e a pobreza. Inspirada na Bíblia a campanha EXPOSED 2013 está empenhada em promover medidas práticas para o comportamento ético nos negócios, governos e igrejas. O objetivo é colher 10 milhões de assinaturas que serão entregues ao G-20 de 2014. É a primeira vez que tantas organizações cristãs se uniram para enfrentar a corrupção!

Para assistir ao vídeo de divulgação da campanha em português basta clicar aqui.

Cartilha Eleições Limpas

Você sabe o que está ao seu alcance para colaborar com Eleições Limpas? Os autores do Ficha Limpa convidam você a conhecer e assinar o projeto de Reforma Política Popular. Clique aqui para baixar o pdf da cartilha explicativa criada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Com linguagem simples e concisa, o material ajuda a entender a importância da reforma do sistema político brasileiro e dá dicas preciosas de como se envolver nessa luta. Participe!


Água de qualidade no Sertão do Pajeú 

Texto: Higor Gonçalves - Mobilizados pela necessidade de políticas públicas de convivência com a semiaridez e ações emergenciais que garantam o suprimento de água de qualidade para a população atingida pelos efeitos da seca no território do Sertão do Pajeú, mais de quatrocentas pessoas compareceram na manhã da quarta-feira, 31 de julho, a uma audiência pública que reuniu as promotorias da região, órgãos governamentais e representantes de organizações da sociedade civil.“Suprimento de água para população do Pajeú com foco na qualidade da água que está sendo fornecida para zona rural”  foi o tema oficial da audiência que aconteceu no município de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú de Pernambuco.

Para saber os encaminhamentos da audiência e ler o relato completo do evento no site da Diaconia, basta clicar aqui.
 

Tearfund tenta retomar negociações de paz no Congo

Parceiros locais da Tearfund estão fazendo um apelo ao governo da República Democrática do Congo (RDC) e ao grupo armado M23 para retomar com urgência as negociações de paz em Kampala após a eclosão de novos combates entre os dois lados. Graves confrontos aterrorizaram os civis na cidade de Goma, na Província de Kivu do Norte. A luta segue após a falha nas negociações de paz que duraram cerca de dois meses.

Continue lendo sobre a atuação da Tearfund no Congo clicando aqui (em inglês).
 

Construindo a paz nas nossas comunidades 

Parte do trabalho da Tearfund consiste na propagação de ferramentas úteis para o fortalecimento dos grupos e organizações. Um bom exemplo é a zona TILZ, que disponibiliza uma série de publicações em português sobre diversos tópicos. Nossa indicação de leitura nesta edição é o ciclo Roots número 4. Este precioso manual intitulado "Construindo a paz nas nossas comunidades"  contém lições aprendidas através da experiência de organizações parceiras da Tearfund que estão envolvidas no trabalho de pacificação. 

Para baixar o kit Roots 4 em pdf, clique aqui.

Dica de leitura: Boletim Atalhos

Enviado a cada 15 dias, o  boletim Atalhos da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) disponibiliza recursos e deixa o leitor por dentro das últimas ações desenvolvidas por RENAS. Excelente dica de leitura para aqueles que querem se manter informados sobre o importante trabalho realizado pela Rede. Para cadastrar seu e-mail e receber o boletim é bem fácil. Basta clicar aqui, inserir o endereço eletrônico e clicar em "ok".

Viva o trabalho!

Para se informar sobre o que diz a legislação brasileira acerca do trabalho infantil, clique aqui e conheça a cartilha Viva o Trabalho. Com textos criativos e de fácil compreensão, o material ilustrado pelo cartunista Ziraldo Alves pode ser lido por adultos e crianças. O objetivo é combater a exploração infantil e evidenciar a importância do trabalho.