Copy
Março/2013

Para compreender o Orçamento Público

Geralmente as pessoas pensam que o Orçamento Público é uma coisa muito complicada que só os técnicos compreendem. Na realidade ele tem que ser complexo já que se refere a todas as despesas do governo, em todas as áreas. E os técnicos do governo não se interessam muito em facilitar para que o povo compreenda.
 
Todavia, o conhecimento do Orçamento Público é essencial para sabermos quais são as prioridades verdadeiras do governo, quanto ele pretende gastar em cada atividade e como ele vem, na realidade, gastando o dinheiro. Para facilitar a compreensão da população brasileira acerca do assunto, o site Orçamento Fácitraz uma série de animações em vídeo que explicam o que é orçamento, seu funcionamento e sua importância para a participação dos cidadãos nas decisões do poder público e na fiscalização do que é feito com o dinheiro dos contribuintes. 

Acesse, assista e compartilhe! Vamos incentivar a transparência pública no nosso país! 

Corrupção e seus malefícios 

O impacto da corrupção sobre as comunidades onde os parceiros da Tearfund estão trabalhando ressaltou a necessidade de combatê-la como um dos principais entraves ao desenvolvimento. Pensando nisto, elaboramos este relatório que explora esses e muitos outros impactos da corrupção sobre as pessoas que vivem na pobreza nos países em desenvolvimento. Ele é baseado em pesquisa de campo realizada por organizações parceiras da Tearfund no Camboja, Peru e Zâmbia nas comunidades com as quais elas trabalham. O material apresenta as experiências de pessoas cujas vozes raramente são ouvidas, aquelas que vivem nas comunidades mais afetadas pela corrupção, e sugere como estas experiências devem ser levadas em conta nos esforços dos doadores para combater este mal.

Para baixar o relatório em inglês, clique aqui.

Para ler a versão em espanhol, clique aqui. 

Luz para os meus pés 

˜Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho"  Salmos 119:105

Precisamos  saber o que Deus pensa sobre a corrupção, sobre o comportamento ético e sobre a integridade. No capítulo 5 de Efésios somos desafiados a abandonar as trevas e levar a luz a todas as situações obscuras, imitando o exemplo perfeito de Jesus. Concentremo-nos em levar a luz e a transformação, não apenas à Igreja, mas também aos governos e ao mundo dos negócios! Enquanto se aproxima a campanha HOLOFOTES (14 a 21 de outubro de 2013), Luz para os Meus Pés oferece a oportunidade de reflexão sobre o tema. 

Clique aqui para acessar ao guia prático de planejamento para um culto poderoso acerca da Luz de Deus preparado pelo Desafio Miquéias.


Passo a Passo disponibiliza assinatura online

Agora é possível fazer a assinatura da revista e-Passo a Passo e ficar por dentro de todas as novidades que a equipe da Tearfund traz para você! 

A Passo a Passo é uma revista que visa compartilhar informações, idéias, contatos e experiências em um contexto cristão em âmbito de grupos comunitários. Ela incentiva a prática da missão integral em todos os aspectos do trabalho de desenvolvimento. Cada edição concentra-se em um tópico diferente. Nas últimas edições foram abordados tópicos como saneamento, melhoria da segurança alimentar, quebra de tabus sobre questões que afetam a saúde sexual, o impacto da mudança climática na agricultura, cuidados de saúde familiar e microempresas. Já foram produzidas mais de 80 edições.

Não fique fora dessa! Para fazer sua assinatura online, clique aqui e forneça os dados solicitados

ACEV realiza Congresso de Missão Integral do Sertão Nordestino 

Entre os dias 9 e 13 de julho a Ação Evangélica (ACEV) promove o Congresso Missão Integral do Sertão Nordestino na Fazenda Verdes Pastos em São Mamede, na Paraíba. O congresso é uma iniciativa de organizações que têm o Sertão como foco de sua atuação, portanto, está sendo encabeçado pela ACEV em parceria e apoio da Tearfund, Diaconia, JUVEP,  Associação Servos, Missão Zero (Igreja Luterana), Rede Mãos Dadas Nordeste, Rede FALE Nordeste, ABUB Nordeste e Sal da Terra. Estes parceiros formam a comissão organizadora do evento.

À luz do tema: "Por um Sertão Sustentável... Evidenciando o Reino de Deus no nordeste brasileiro",  o que se almeja é criar um espaço de reflexão bíblica/teológica e prática com a perspectiva da Missão Integral no contexto do Sertão Nordestino, propiciar a troca de experiência e aprendizagem e incentivar os participantes a influenciarem diferentes espaços das políticas públicas

Para se inscrever, basta clicar aqui e para acessar o site da ACEV clique aqui. 

Conferência Internacional Pobreza, Sustentabilidade e Integralidade

“...Não haverá pobres entre vós...”. Deut. 15: 4ª (NIV)

Entre os dias 27 a 31 de maio acontece a Conferência Internacional Pobreza, Sustentabilidade e Integralidade no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.  O objetivo da Conferência é indicar, através dos valores da Palavra de Deus, o(s) caminho(s) para a sustentabilidade integral (humana, social e espiritual) de famílias que vivem em-situacão-de-risco nas Américas.

Para acessar mais informações e para realizar sua inscrição, clique aqui. 

Congresso Nacional de Mulheres 

Vem aí o Congresso Nacional de Mulheres, que acontecerá nos dias 23 a 26 de maio de 2013, em Juazeiro do Norte (CE). O objetivo do evento é reunir lideranças femininas para que conheçam de perto as grandes necessidades da região mais pobre e menos evangelizada do Brasil: o sertão nordestino. 

Mais informações e inscrições podem ser encontradas por meio deste link. 

Planejando a Sustentabilidade

Esta edição de Passo a Passo concentra-se no tópico da sustentabilidade. Examinamos como planejar em longo prazo, para assegurar que o desenvolvimento possa trazer uma transformação real e duradoura para a comunidade, que continue além de um período limitado de financiamento ou de insumo externo. Deve-se pensar na sustentabilidade não apenas em termos de financiamento, mas também em termos de idéias, atitudes, motivação, fé, relações e capacidade para organizar. Ela também consiste em empoderar as pessoas.

Para baixar uma versão pdf da edição 64 da Passo a Passo, clique aqui (629K).