Caso não consiga visualizar esta newsletter, entre aqui .
 
n° 302   3 Abril 2017
 
FFMS
 
Siga-nos e partilhe a sua opinião no Facebook Facebook
 
 
Fronteiras XXI
 
Afinal o que é a dívida?
Já esta quarta-feira! Às 22h na RTP3 e online
Convidados neste programa
Ex-ministro das finanças
Miguel Cadilhe
Professor e pró-reitor da Univ. do Minho
Fernando Alexandre
Professor de economia no ISCTE
Ricardo Paes Mamede
 
Benedita nasceu nos primeiros segundos do dia 1 de Janeiro de 2017 no Centro Materno Infantil do Norte, no Porto. Mal veio ao mundo, o primeiro bebé do ano teve direito à nacionalidade portuguesa, mas com ela herdou também uma pesada dívida: mais de 18 mil euros. Esse é o valor, por pessoa, da dívida externa de Portugal, que atingia 194,3 milhões de euros no final do ano passado, somando os activos e passivos financeiros sobre o estrangeiro. Valores, acumulados ao longo de anos, que permitiram a Benedita nascer num hospital público, ter direito a frequentar escolas e liceus gratuitos ou a cruzar o país em auto-estradas.

Tudo porque grande parte da dívida externa portuguesa é também dívida pública e sem estes empréstimos o Estado estaria hoje de mãos atadas. Há mais de seis décadas que Portugal recorre a financiamento lá fora. E na maioria das vezes não conseguiu gerir essa dívida com o crescimento interno.

Nos últimos 16 anos, a situação agravou-se. A economia nacional deixou praticamente de crescer, obrigando o país a continuar a endividar-se para pagar novas despesas, facturas antigas e os juros de tantos empréstimos.

Os mais recentes dados do Banco de Portugal mostram que a dívida pública ultrapassava os 241mil milhões de euros em Dezembro, mais 9,5 mil milhões do que no ano anterior. E que só em juros o país deverá gastar este ano oito mil milhões de euros.  Como chegámos aqui?

Nesta 4º feira pode descobrir a resposta a esta e outras questões: tudo o que precisa de saber sobre a dívida no programa Fronteiras XXI às 22h, na RTP3. Não perca, prepare-se para o debate!

Leia aqui o artigo completo “Esta dívida portuguesa tem solução?"
 
 
Sabia que...
Há 30 lugares disponíveis para assistir ao vivo ao programa Fronteiras XXI? Basta deixar a sua questão. As melhores têm lugar marcado no Teatro Thalia.
Quer assistir ao vivo? Deixe a sua questão. As melhores têm lugar marcado.
Em destaque
Peregrinos
 
APRESENTAÇÃO DO LIVRO
Peregrinos
7 abril / 16h45-18h00
Lisboa, Rádio Renascença
 
Há um século que a fé conduz milhares de peregrinos a Fátima. Uns cumprem promessas, outros vão agradecer. João caminha descalço há 14 anos pela saúde do filho. Constança e Gonçalo foram preparar-se para o casamento. Joaquim é peregrino desde 1971, quando voltou da guerra na Guiné.
Uma conversa sobre quem troca o conforto do quotidiano pelas dificuldades da estrada, com o Padre José Tolentino Mendonça, Pedro Diogo (peregrino), Ana Catarina André e Sara Capelo (autoras) e José Pedro Frazão (jornalista).
 
Reserve já o seu lugar aqui
 
 
Redes sociais
 
Acompanhe a actividade da Fundação no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e conheça o Canal da Fundação na MEO (nº 505050) ou online.
 
 
A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem uma política muito restrita sobre o envio de e-mails, não o fazendo em circunstância alguma sem a autorização do seu destinatário.
Caso deseje deixar de receber mensagens desta natureza, envie um e-mail para que o seu contacto seja retirado da respectiva lista. Muito obrigado.

© Copyright 2017 Fundaçao Francisco Manuel dos Santos. Todos os direitos reservados.
 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Fundação Francisco Manuel dos Santos · Largo Monterroio Mascarenhas, nº 1, 7º piso · Lisboa 1099-081 · Portugal